A nossa história
“A alquimia da destilação não se oculta apenas na capacidade de capturar e registar, no seu melhor, uma união de memórias de sabores, aromas e experiências”
Barney Wilczak | Distiller
Nestas bebidas encontramos uma tela que se preenche pelas nossas próprias experiências e paisagens de onde os nossos ingredientes provêm.
A arte de trabalhar desta forma exige uma determinada abordagem tanto quanto à ponderação como à qualidade. E com este propósito partilhado, dois amigos, um português e um inglês, encontraram-se numa discussão sobre como tecer uma linha através de Portugal, exprimindo as suas paisagens, património e diversidade.
Cátia Mesquita é natural do Algarve. Aqui, as águas de cor lápis lazúli produzem alguns dos melhores sais marinhos do mundo (flor de sal). Local onde os olivais centenários estão repletos de fruta e abundam citrinos aromáticos. Agora a sua casa é no Porto, onde a arte e a sua soberba compreensão do sabor é expressa em bolos e confeitaria fabulosos enquanto à sua volta borbulha o comércio de vinho do Porto; pode imaginar-se uma cave antiga recheada até ao teto com alguns dos vinhos mais icónicos do mundo.
O trabalho de Barney Wilczak na Destilaria Capreolus trouxe o estatuto de culto às suas extremamente raras e verdadeiras obras de arte. As aguardentes totalmente ligadas ao terroir, acompanhadas por gins complexos, levaram a que sommeliers de alguns dos melhores restaurantes do mundo o descrevessem como "Verdadeiramente um dos melhores, se não o melhor, destilador do Reino Unido neste momento". Por entre florestas seculares, povoadas por veados e lírios docemente perfumados do vale, a sua casa fica na idílica zona rural da região de Cotswolds, em Inglaterra. É aqui que um alambique muito especial está escondido na antiga estufa do jardim da sua infância e onde Ginout estava destinado a ser criado.
E deste encontro de almas nasceu um plano. Uma incursão intelectual e artística, que combina técnicas inovadoras que envelhecem por dentro de tradicionais barricas de vinho fortificado - G(in) e por fora (out) - de cortiça com uma esplêndida seleção de botânicos, que traçam uma viagem por florestas repletas de pinhais, olivais, sobreirais ricos em biodiversidade, que se estendem até ao mar. Altamente extravagante e expressivo, é a perfeita ilustração de uma história escrita a dois numa das paisagens mais deslumbrantes da Europa.