Saber mais
‘‘Criar algo único é um exercício de visão e talento. Fazer um gin que seja expressivo e equilibrado, mas que se diferencie de qualquer outro já existente, exige uma abordagem diferente.’’
Barney Wilczak | Distiller
E assim o nosso destilador Barney desenhou a sua própria visão para unificar estes elementos de Portugal. A visão de uma floresta foi o ponto de partida. Aqui, as notas altas das agulhas de coníferas evocam o sol que tocou a copa da floresta. O envelhecimento com cortiça, tostada a diferentes temperaturas para destacar diferentes elementos desta árvore vitalmente importante, traz sinais de fumo, baunilha, madeira aquecida ao sol e coco. As flores de peônia que crescem selvagens em Portugal cantam as suas notas florais de uma forma intensa e delicada. O azeite proveniente da terra da Cátia, no Algarve, traz elementos herbáceos subjacentes e para além disso uma sequência de camadas texturizadas. A influência dos vinhos fortificados traz notas outonais, ricas e repletas de bagas selvagens. E no chão da floresta encontramos as folhas de figo doces, ricas em cacau e húmus. E a nossa Flor de Sal, com a sua própria denominação de origem única no Algarve, traz uma mineralidade que faz o todo resplandecer. Esta união, uma viagem por alguns dos habitats mais importantes de Portugal é simultaneamente um todo maravilhosamente complexo, bem como uma evocação das memórias da terra e do mar. Trata-se de um exercício de respeito, com total desrespeito pelos custos.
Estas plantas delicadas são colocadas em grandes quantidades dentro do nosso singular alambique de cobre, resultando numa combinação de maceração e extração de vapor. Por ser pequeno, maximiza o contacto de depuração com o cobre. O seu aquecimento suave é totalmente alimentado por uma fonte de energia de origem totalmente sustentável. Só pelo olfato e o palato se consegue aferir a separação das transições das cabeças agressivas, através do coração expressivo, até às caudas mais pesadas. Trabalhando desta forma puramente sensorial para o Ginout, somos capazes de preservar todo o espectro de cada um dos nossos botânicos com enorme elegância.
E depois da destilação vem o envelhecimento, estagiando em barricas de vinho fortificado tradicionais, usadas nas melhores colheitas. A cortiça macerada, tostada a diferentes níveis, revela todo um espectro de sabores inerentes. A integração da nossa flor de sal. Cada passo dado elogia o precedente. Cada passo torna o Ginout mais único.
E na nossa embalagem procuramos encontrar o mesmo respeito que demonstramos, tanto quanto aos nossos botânicos, como à sua destilação. As etiquetas impressas e aplicadas à mão em papel neutro em carbono. Rolhas de cortiça natural, apoiando um dos pontos de biodiversidade mais importantes do mundo. Engarrafamento manual sem filtragem a frio. Cada passo não permite concessões.
Esotérico, complexo, elegante e ainda assim provocador. Ginout não é feito pela simplicidade ou para consumo em massa. Esperamos que goste de explorá-lo tanto como nós.